Jigsaw: uma estratégia para trabalho em grupo

Jigsaw é uma estratégia de ensino para trabalho em pequenos grupos. Este método incentiva os estudantes a desempenharem um papel ativo em seu aprendizado e ajuda a fomentar um ambiente de sala de aula colaborativo e inclusivo. A abordagem jigsaw divide informações complexas em pequenas partes gerenciáveis, que são então atribuídas a estudantes individuais. Trabalhando juntos para colocar as peças de volta no lugar, os estudantes desenvolvem uma compreensão mais profunda do material e conseguem retê-lo de maneira mais eficaz. Esta estratégia de ensino não apenas envolve os estudantes no processo de aprendizagem, mas também ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico e comunicação, tornando-se uma ferramenta valiosa para qualquer educador que procura melhorar o ensino de seus alunos.

Como aplicar a estratégia jigsaw em sala de aula

Essas são as etapas que você pode seguir para implementar a estratégia de ensino jigsaw na sala de aula:

  1. Dividir a turma em pequenos grupos: forme grupos de 4, 5 ou 6 estudantes com habilidades acadêmicas e características variadas.
  2. Identificar o material a ser abordado: escolha um tópico ou conceito que você deseja ensinar e divida-o em subtópicos. O número de subtópicos depende do número de integrantes dos grupos. Se os grupos tiverem 4 integrantes, tenha 4 subtópicos.
  3. Atribuir o material: entregue ao grupo os materiais de pesquisa e peça para que cada integrante leia uma parte específica do material, de modo que serão “especialistas” e referências no grupo para nesse assunto. Você pode escolher qual estudante ficará responsável por qual tópico ou deixar que escolham no grupo com a condição de que todos os temas sejam escolhidos. Estabeleça um tempo para essa pesquisa.
  4. Reunir os especialistas: depois que todos explorarem os materiais de pesquisa, forme grupos temporários de especialistas. Peça para que os que leram o subtópico 1 sentem com colegas que leram esse subtópico e assim por diante. Dê aos alunos desses grupos de especialistas tempo para discutir os pontos principais de seu subtópico e ensaiar as apresentações que farão para o grupo inicial. Também é importante estabelecer um tempo para essa conversa.
  5. Reunir os grupos iniciais: depois de os grupos de especialistas discutirem sua parte do material, cada integrante deve ensinar seus colegas dos grupos iniciais.
  6. Avalie o resultado: faça alguma atividade de avaliação ao final desse processo. É importante que os estudantes entendam que é necessário que deem o melhor para compreender o que os outros colegas ensinaram e oferecer boas explicações. Seu sucesso e o dos colegas dependem disso.

Para ilustrar o funcionamento da estratégia jigsaw, digamos que o professor queira ensinar aos alunos sobre os diferentes tipos de energia renovável. O professor poderia dividir o material em cinco subtópicos: solar, eólica, hidroelétrica, geotérmica e biogás. Cada integrante do grupo então estudaria um dos cinco tipos de energia e se tornaria especialista nele. Feito isso, discutiria com colegas que estudaram o mesmo tema e pensariam juntos uma forma de apresentar para colegas que não estudaram o assunto aquilo que aprenderam. Por fim, explicariam para os colegas e fariam uma avaliação sobre todos os tópicos.

Quais o benefícios e evidências de resultado da estratégia jigsaw

O jigsaw é uma forma altamente eficaz de promover a aprendizagem e o envolvimento dos alunos na sala de aula. 

Um de seus principais benefícios é que essa estratégia promove o aprendizado ativo. Ao trabalhar em pequenos grupos, os alunos estão ativamente envolvidos no processo de aprendizagem e são mais propensos a reter informações e entender conceitos complexos. Isso se deve ao fato de eles estarem processando ativamente informações e interagindo com seus colegas, ao invés de simplesmente ouvindo passivamente um professor.

Outro benefício é que a estratégia jignsaw incentiva os alunos a trabalharem juntos e a desenvolverem suas habilidades sociais e interpessoais. Isso pode ser particularmente benéfico para os alunos que têm dificuldade com essas habilidades, pois fornece-lhes um ambiente seguro e de apoio para praticar e desenvolver suas habilidades.

Por fim, ela também é eficaz para promover a inclusão e a diversidade na sala de aula. Isso ocorre porque os alunos conseguem aprender uns com os outros e apreciar as perspectivas e experiências únicas de seus colegas.

De acordo com o projeto Visible Learning, um projeto de pesquisa liderado pelo Professor John Hattie que tem como objetivo identificar as práticas de ensino mais eficazes, esta técnica tem um efeito de 1.2, o que significa que ela está entre as estratégias que têm maiores impactos positivos na aprendizagem.

Referências

Jigsaw method. Visible Learning Meta. Disponível em: <https://www.visiblelearningmetax.com/influences/view/jigsaw_method>. Acesso em: 10 fev. 2023.

The Jigsaw Classroom. Jigsaw. Disponível em: <https://www.jigsaw.org/#steps>. Acesso em: 10 fev. 2023.